Roteiro cultural de um dia em São Paulo

Muito além dos monumentos bonitos e das variadas opções para se divertir, São Paulo também é conhecida pelos famosos museus, exposições em todos os espaços e roteiros culturais de tirar o fôlego. Confesso que desde que me mudei para São Paulo, há quase dois anos, não fiz muitos passeios do tipo, mas um passeio, em questão, me fez ficar ainda mais apaixonada pela cidade: um roteiro cultural perfeito e 100% gratuito pela Av. Paulista que engloba quatro lugares sensacionais: o Itaú Cultural, a Casa das Rosas, o Sesc Paulista e a Japan House - todos localizados bem no começo da avenida mais famosa de São Paulo.

Sesc Paulista - Av. Paulista, 119 

Foto: Divulgação | Reprodução

Definitivamente o lugar perfeito para ver a Av. Paulista do alto e ainda tirar uma foto incrível do mirante disponível no último andar do prédio! O Sesc Paulista conta com exposições, bibliotecas, shows, uma extensa programação de cursos e workshops gratuitos e pagos e, claro, uma lotação fora do normal. Caso deseje muito conhecer o espaço, sugiro que chegue nas primeiras horas do dia para curtir o espaço um pouco mais vazio e conseguir ao menos sentar para tomar um café em seu restaurante. Para conhecer o mirante, é necessário retirar um adesivo na porta do elevador, no primeiro andar. É muito bem sinalizado e com você você irá encontrar fácil. 

Lá funciona de terça a sábado, de 10 às 22h. Aos domingos e feriados, o Sesc Paulista funciona de 10 às 19h. Confira a programação completa do espaço clicando aqui

Casa das Rosas - Av. Paulista, 37

Foto: Dreisse Drielle

A Casa das Rosas, localizada próximo ao metrô Brigadeiro, é um casarão clássico no estilo francês dedicado a diversas manifestações culturais que abrangem a literatura e a poesia. Seus espaços são simplesmente encantadores: é possível conhecer os detalhes da casa de fato, como banheiros e quartos, além de visitar mais de uma exposição no mesmo dia. A casa possui também um jardim maravilhoso e, ao fundo, um bar-café super charmoso perfeito para um café da manhã ou lanche da tarde.  

Ela funciona de terça-feira a sábado, das 10 às 22h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18h. Para mais informações sobre a Casa das Rosas, acesse o site (clicando aqui).

Japan House São Paulo - Av. Paulista, 52

Foto: Dreisse Drielle

Inaugurado em maio de 2017, a Japan House é definitivamente muito mais que um centro cultural. Suas exposições fazem um intercâmbio entre o Brasil e o Japão com mostras modernas e diferentes que abrangem tecnologia, cultural e até mesmo negócios. É possível também comprar souvenir's locais, tomar um café e conhecer os seus dois andares de exposições e obras de arte. A Japan House também conta com unidades também em Londres e Los Angeles. 

Ela também funciona de terça-feira a sábado, das 10 às 22h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18h. Se quiser saber mais sobre o local ou saber quais mostras estão em exposição, acesse o site (clicando aqui).

Itaú Cultural - Av. Paulista, 149

Foto: Rogério Souza

O último espaço, mas não menos lindo e rico em cultura, é o Itaú Cultural: um centro voltado para a pesquisa e o incentivo da distribuição das manifestações artísticas e intelectuais que contam a história do nosso país de uma maneira única. Se for até lá, não perca a exposição permanente que conta os cinco séculos da história do Brasil, com mais de mil itens desde moedas, pinturas, mapas e documentos históricos. Esta exposição fica localizada no espaço Olavo Setubal.

O Itaú Cultural funciona de terça a sexta, de 9h às 20h, e sábado, domingo e feriados, de 11h às 20h. Para mais informações de outras exposições, clique aqui e acesse o site

A entrada é gratuita em todos este lugares. O acesso mais rápido se dá pela Estação Brigadeiro - linha verde do metrô. Minha sugestão é que comece o passeio cedo. É possível visitar tudo apenas em 1 único dia, mas, se preferir ver tudo com muuuuita calma, 2 dias é o ideal. A Av. Paulista fica fechada para os carros aos domingos e é a deixa perfeita para você fazer este roteiro. 

  

Postar um comentário

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados à Dreisse Drielle. Layout feito com por Odd